Existe um estereótipo comum de que ganhar um bom dinheiro como desenhista é quase impossível.

Isso pode ter sido verdade nos dias de Vincent Van Gogh e Johannes Vermeer.

Mas definitivamente não é o caso da era digital em vivemos hoje, onde você sequer precisa sair de casa para criar uma base solida de fans e divulgar seu trabalho!

A verdade é que a maioria dos artistas e desenhistas em geral pode ganhar dinheiro basta saber por onde começar e onde você quer chegar!

Um dinheirinho extra no final do mês é sempre bem vindo, mas a verdade é que, enquanto alguns artistas lutam para sobreviver, outros ganham a vida vendendo seu trabalho.

Todos nós já ouvimos falar de artistas famintos, mas ser um artista é definitivamente uma opção de carreira viável, se você estiver disposto a se esforçar.

Pensando nisso preparei algumas dicas para te ajudar a alcançar esse sonho.

Como ganhar dinheiro com seus desenhos

1 – Crie um bom Portfólio

Crie o seu portfólio!

Não importa qual a sua área, seja um artista plástico, fotógrafo, designer ou ilustrador, o portfólio é a ferramenta mais importante para mostrar o seu trabalho.

Monte o seu portfólio pensando no tipo de trabalho que você quer ser contratado para fazer. Coloque apenas aqueles que você considera os mais importantes.

É uma boa ideia ter o seu portfólio em CD e em PDF, além disso também é importante ter uma parte impressa, dessa forma você vai estar preparado para mostra-lo em qualquer situação.

2 – Seja um professor de arte, onli-ne ou presencial!

Se você já pensou na possibilidade saiba que pode ser um ótima ideia, desde que você tenha o perfil extrovertido e a experiencia necessária.

Ensinando desenho Presencialmente

Existe muita gente querendo aprender a desenhar. Muitas delas no seu próprio bairro.

Você dar aulas a cada um deles e ganhar dinheiro com isso, algumas dicas:

  • Ofereça aulas de desenho ou pintura para crianças, adultos e etc.
  • Ofereça oficinas de arte curtas e interativas para eventos e festas. Também vale apena fazer oficinas de arte ao ar livre.
  • Organize uma exposição – sozinho ou convide outros artistas para participar.
Menina pintando quadro

Dando aulas de desenho on-line

O ensino de cursos on-line pode ser uma opção melhor para atingir um público maior. No entanto, dar aulas particulares para várias pessoas ao mesmo tempo será muito mais difícil online do que presencial.

Mesmo assim você pode vender cursos com aulas já prontas como muitos fazem hoje em dia.

Para isso existem varias plataformas que podem te ajudar:

  • Venda cursos em plataformas como Udemy e Skillshare.
  • Venda guias e tutoriais em seu próprio site ou página. Eles podem assumir qualquer formato – tutoriais em vídeo, e-books, guias passo a passo com imagens, etc.

3 – Conecte-se com outros artistas e criativos

Os artistas confiam na comunidade artística para prosperar e ter sucesso, e a única maneira de ingressar na comunidade é através do trabalho em rede.

À medida que você fala com mais pessoas em eventos e exposições, sua carreira começa a ganhar impulso. 

O Networking oferece a oportunidade de conversar com artistas, representantes e compradores de arte estabelecidos. Eles fornecerão informações sobre compra e venda de arte e podem estar dispostos a ajudá-lo com a exposição. 

Crie perfis em sites de venda de criativos

Sites como DeviantArt e Etsy oferecem aos artistas a chance de mostrar sua arte ao mundo, para que um público maior possa ver seu trabalho. 

No mundo de hoje, a mídia social é uma das maneiras mais fáceis de anunciar; portanto, você deve usar isso a seu favor. Outros membros do site também podem comprar sua arte, então essa é uma boa maneira de obter sua primeira venda de arte. 

A melhor parte é que você pode se inscrever gratuitamente, para que mais pessoas possam ver sua arte sem gastar um único dólar.

Se quiser você também pode se promover fora da internet. Você pode criar diversos tipos de impressos para promover o seu trabalho, incluindo livros, catálogos, cartões de visita, panfletos e o que mais a sua imaginação e seu bolso permitirem.

Isso permite que pessoas que não conhecem o seu trabalho via internet fiquem interessadas em visitar o seu site e adquirir os seus produtos.

Trabalhe Através das Redes Sociais

Explore as redes sociais para fazer novos contatos, conversar com outros artistas, informar-se sobre eventos e exposições do qual você pode participar e até mesmo aumentar as suas vendas adquirindo novos compradores do seu trabalho.

No Facebook, inclusive, você pode até mesmo criar uma página para vender os seus trabalhos.

Crie um Blog de Arte Assim Como Eu

Um blog funciona como uma ponte entre o seu trabalho e as outras pessoas. Nele as pessoas poderão ver você não só como um artista, mas poderão interagir com o seu mundo e conhecer a pessoa por trás do artista.

O seu blog pode ser dentro do seu site ou em alguma outra plataforma. Algumas ferramentas gratuitas para construir o seu blog:

Dicas: É verdade que os artistas geralmente gostam mais do visual do que das palavras. Por isso, use e abuse das imagens dos seus trabalhos e de outros artistas.

Você pode criar um blog sobre arte.

Aborde vários temas relacionados a fatos, noticias do mundo da arte e faça tutoriais, sobre aprender a desenhar entre outros tipos de arte, por exemplo:

  • Dicas ou tutoriais sobre como desenvolver um traço melhor no desenho.
  • Entrevistas com artistas locais
  • Relatórios de novas exposições e galerias
  • Crie vídeos mostrando como você pinta e compartilhe dicas por escrito

Dessa forma você pode utilizar o Blog como uma forma de divulgar seus cursos ou cursos de terceiros em troca de comissões por exemplo.


0 comentário

Deixe uma resposta